SEJAM BEM-VINDOS, ECOAMIGOS!

Programa da Prefeitura Municipal de Belém criado pela Secretaria Municipal de Educação – SEMEC, instituído na Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira através da Coordenadoria de Desenvolvimento Comunitário – CDC.



A troca de experiências será de suma importância para o melhor desenvolvimento de nosso trabalho e da articulação com as comunidades locais.



segunda-feira, 16 de maio de 2011

Abertura da 3° semana de museus do Ecomuseu da Amazônia em Icoarací





Hoje, dia 16 de maio do decorrente ano, ocorreu a abertura da 3° Semana de Semana de Museus do Ecomuseu da Amazônia, por ocasião da 9° Semana Nacional de Museus organizada pelo IBRAM. Este ano o tema da semana é "Rodas de Conversas: nossas produções culturais". A primeira roda de conversa ocorreu no Distrito de Icoarací, mas precisamente na feira de artesanato da orla do Cruzeiro, na ocasião estiveram presentes membros da comunidade que detém conhecimento sobre a história do distrito, para compor a roda estiveram presentes a Sra. Maria Odilha Hauma, Mestre Rosemiro Pinheiro Pereira, Sr. Cristovão Oliveira da Silva, Sr. José Roberto P. dos Navegantes, Sr. Raimundo Odemar Z. Reis, Prof. Eli Heber P. de Oliveira, Prof. Luiz Antônio Silva de Lima, Profª. Deuza Epifânia. O público foi formado por 32 alunos da Escola Bosque organizado pelo prof. Durval França. Na abertura do evento foi realizada uma saudosa homenagem a Mestra Laïs Aderne por sua marcante participação na história de Icoarací a partir da concretização de projetos realizados com sua contribuição como: o Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso no Paracurí, a feira de artesanato na orla de Icoarací entre outras ações.



Durante a roda de conversa foi relembrado o início da cultura do artesanato em cerâmica em Icoarací pelo Mestre Rosemiro, a educação de décadas atrás e o estilo de vida das pessoas em comparação com o presente através do depoimento da Sra. Maria Odilha, o repasse dos conhecimentos das técnicas do artesanato na cerâmica de pai para filho no passado lembrado a partir da experiência pessoal do artesão Cristovão, o início da feira de artesanato na orla do Cruzeiro bem como a fundação da SOAMI foi relembrado pelo artesão José Roberto; o transporte do trem que tinha em Icoarací foi contato pelo artesão Raimundo Odemar, as recreações na época de infância na orla de Icoarací em sua estrutura inicial e a lenda do "viraporco" foi saudosamente relembrado pelo prof. Luiz Antônio, as ações já realizadas no Liceu Escola foram contadas pelo prof. Eli Heber, a profª. Deuza Epifânia falou a respeito das ações realizadas por Laïs Aderne para a criação do Liceu Escola, explicando que o sonho da mesma era uma "escola sem muros" e como foi importante o projeto da escola para o distrito de Icoarací.



Em síntese esses foram os temas abordados, a roda de conversa foi sem dúvida um momento especial, que a partir da memória VIVA foi possível voltar no tempo e conhecer um Distrito de Icoarací diferente da realidade atual. A transmissão dessa memória para um público jovem enriqueceu o evento, considerando que tal ação deve ser estimulada para que a história permaneça viva, fomentando dessa forma a valorização sócio-cultural dos cidadãos. Por fim, o Ecomuseu da Amazônia agradece a participação de todos que abrilhantaram a roda de conversa e a os alunos que prestigiaram o evento, nosso sincero obrigado!.


Dando continuidade a programação do evento, amanhã ocorrerá a roda de conversa na ilha de Mosqueiro, no espaço cultural Praia Bar, a partir das 9hs, aguardamos sua presença!.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos ajudem a melhorar nosso trabalho, mostrando experiências que deram ou estão dando certo!