SEJAM BEM-VINDOS, ECOAMIGOS!

Programa da Prefeitura Municipal de Belém criado pela Secretaria Municipal de Educação – SEMEC, instituído na Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira através da Coordenadoria de Desenvolvimento Comunitário – CDC.



A troca de experiências será de suma importância para o melhor desenvolvimento de nosso trabalho e da articulação com as comunidades locais.



segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PISCICULTURA NA ILHA DE COTIJUBA



Vamos apresentar uma das ações em que o Ecomuseu da Amazônia tem no seu programa de capacitação




PISCICULTURA SUSTENTAVEL DE VARZEA NA ILHA DE COTIJUBA NA COMUNIDADE DO POÇÃO
                                                                                                                                                                

No dia 10 de outubro de 2012 foram colocados os alevinos no tangue de piscicultura na comunidade do Poção na Ilha de Cotijuba.
Coordenado pelo engenheiro de pesca Durval França – professor da Fundação Escola Bosque Eidorfe Moreira e colaborador do Ecomuseu da Amazônia com ajuda do ex-aluno da Fundação Escola Bosque Eidorfe Moreira, do curso técnico em Meio Ambiente Renato Souza que hoje faz parte da equipe técnica do Ecomuseu da Amazônia. e alunos do 3° ano da Fundação Escola Bosque Eidorfe Moreira.
Piscicultura é a criação de peixes sendo uma das áreas da aquicultura (aquacultura), cujo objetivo é a criação de peixes, plantas e moluscos aquáticos.
Em 2009 teve seu inicio como uma proposta de trabalho sendo feita uma pesquisa do local, dos recursos naturais e dos materiais a serem usados. A intenção do projeto é atender 17 famílias da comunidade do Poção. Sua execução iniciou em 2011 e tem como principal objetivo o aumento da renda e o respeito pelo meio ambiente. Também sendo usado como recurso pedagógico em atividades com alunos do curso técnico em Meio Ambiente da Fundação Escola Bosque Eidorfe Moreira onde os alunos possam ser futuros profissionais empreendedores.
O tangue comporta cerca de 170 a 200 peixes sendo eles: tambaqui e curimatã, duas espécies que contem hábitos alimentares diferentes favorecendo a produtividade.
A ação de aqüicultura está inserida no roteiro de turismo de base comunitária da Ilha de Cotijuba, promovido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Comunitário – CDC/Ecomuseu da Amazônia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos ajudem a melhorar nosso trabalho, mostrando experiências que deram ou estão dando certo!