SEJAM BEM-VINDOS, ECOAMIGOS!

Programa da Prefeitura Municipal de Belém criado pela Secretaria Municipal de Educação – SEMEC, instituído na Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira através da Coordenadoria de Desenvolvimento Comunitário – CDC.



A troca de experiências será de suma importância para o melhor desenvolvimento de nosso trabalho e da articulação com as comunidades locais.



sábado, 30 de julho de 2011

Estréia do Pôr-do-Sol Cultural na Feira do Paracurí- Orla de Icoaraci

Na bela tarde do dia 29 de julho, houve a estréia do Pôr-do-Sol Cultural, promovido pelo Ecomuseu da Amazônia em parceria com a Sociedade de Artesãos e Amigos de Icoaraci. Este projeto surge com o objetivo de incentivar e divulgar a cultura popular regional através de apresentações de música, dança e teatro e outras manifestações culturais, na Feira do Paracurí localizada na orla da praia no Cruzeiro no Distrito de Icoaraci. Além disso, o Pôr-do-Sol Cultural pretende contribuir no fomento do fluxo turístico no local, que consequentimente beneficiará a divulgação do artesanato, importante elemento cultural regional de destaque em Icoaraci.
Vale destacar que o Pôr-do-Sol Cultural também é um espaço aberto para todos os públicos e para apresentações de artistas locais que se identificarem com a proposta do evento e desejarem expor sua arte.

O evento iniciou as 16hs horas com a belíssima apresentação da cantora Ana Chagas e o tecladista Walter Trancoso, que apresentou um repertório bem eclético, cantando músicas de MPB, MPP com destaque para o Xote, brega e carimbó. Sua apresentação encantou e envolveu os visitantes da feira. A feirante da SOAMI dançou uma música e ganhou camiza do evento.

Durante o intervalo das apresentações, houve a declamação da poesia escrita especialmente para o Pôr-do-Sol Cutural pelo prof. da Fundação Escola Bosque Durval França, maestrosamente declamada pelo Sr. Meguy, representante do grupo Portal da Melhor Idade da Ilha de Carateua. Confira a seguir a poesia:

Sol, vislumbro-te.
Nasce para todos.
Porém, poucos te saudam
Poucos te reconhecem
Quando no crepúsculo
Beijas minha face
Irmanado com o vento
Como um suave afago morno
Surges no horizonte, no mar
Irradia com tua cor ouro
A Baia de Santo Antônio
Torna festivas as festas
Dos artistas de todas as cores
Artesãos, músicos, cantores
Num entusiasmo de mil amores
(Durval França-29/07/11)

A segunda atração iniciou quando os primeiros raios do sol começaram a se desperdir, o Grupo Carimbó de Icoaraci que se apresenta no espaço Coisas de Negro localizado no Distrito, chamou a atenção com o ritmo cativante do Carimbó, desde do tradicional ao contemporâneo, envolvendo os visitantes, alguns cairam na dança, com destaque para a senhora Ana Paula que dançou do início ao fim, que por sua participação ganhou uma blusa exclusiva do Pôr-do-Sol.

Ás 18:15 o Sol se poem e o cantor Luizinho Lins convida o público a aplaudir essa magnífica maifestação da natureza!, e assim termina o primeiro Pôr-do-Sol Cultural, já convidando a todos a retornar no próximo, que será no dia 26 de agosto, em breve divulgaremos as próximas atrações aqui no blog.


Agradecemos a todas as pessoas que prestigiaram o evento, aos membros da Sociedade de Artesãos e Amigos de Icoaraci pela grande parceria para a concretização deste projeto, especialmente, ao Pres. Derivaldo Santos, Rolany Amaral e Arinos do Rosário. Aos artistas que acreditaram na proposta do evento, neste canal de incentivo a cultura que objetiva ser o Pôr-do-Sol, a Rádio Sorriso FM que nos deu grande espaço e incentivo para a realização do evento, com a entrevista no Programa Pôr-do-Sol do locutor Gerson realizada no dia 28 e a cobertura durante o evento pelo reporter Thiago. Agradecemos também a decoração do palco realizada por Nauro Luiz, a participação especial do Sr. Meguy e do prof. Durval França.

A todos que contribuiram direta e indiretamete, o nosso muito Obrigado!

________________________________________
Confira mais fotos da Estréia do Pôr-do-Sol Cultural:

Apresentação de Ana Chagas e o tecladista Walter Trancoso


O Casal Emanuele e André dançando carimbó


Sr. Meguy dançando junto com Sra. Ana Paula

Público assistindo ao Grupo Carimbó de Icoaraci


Engª. do projeto Ana Paula Costa em entrevista a rádio Sorrio FM na cobertura do evento pelo reporte Tiago.
___________________________________


Para mais informações:


Ecomuseuamazonia@gmail.com


3267-3055 (Ecomuseu da Amazônia/CDC- Centro de Desenvolvimento Comunitário- Escola Bosque)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos ajudem a melhorar nosso trabalho, mostrando experiências que deram ou estão dando certo!