SEJAM BEM-VINDOS, ECOAMIGOS!

Programa da Prefeitura Municipal de Belém criado pela Secretaria Municipal de Educação – SEMEC, instituído na Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira através da Coordenadoria de Desenvolvimento Comunitário – CDC.



A troca de experiências será de suma importância para o melhor desenvolvimento de nosso trabalho e da articulação com as comunidades locais.



terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Participação do Ecomuseu da Amazônia na celebração da Folia de Reis na ilha de Caratateua


No último dia 06 de janeiro do corrente ano o Ecomuseu da Amazônia esteve registrando e comemorando a Folia de Reis, promovida pela Sra. Jorsonleide conhecida por D. Zula, em sua residência na comunidade de Itaiteua na Ilha de Caratateua (Outeiro). Esta manifestação religiosa é cultuada pelos 15 membros desta família há 27 anos, tendo sido iniciada desde o ano de 1984, em Icoaraci quando outrora residiam. Na década de noventa mudaram se para Ilha de Caratateua, dando continuidade a esta tradição, eles iniciam o cortejo da imolação que sai a noite na véspera do dia de Reis, recolhendo as doações feitas pelos moradores das comunidades de Icoaraci e Caratateua.
A Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico que inicia no Natal, foi trazido para o Brasil ainda no início da formação da identidade cultural brasileira, depois foi sendo mesclada com alguns elementos da cultura indígena e africana. Esta manifestação, até hoje mantém-se viva através do sincretismo religioso evidênciado nas manifestações culturais em muitas regiões do país, aqui na região norte ela permanece, porém de forma tímida. O Ecomuseu da Amazônia com objetivo de estimular a cultura e a memória local, para que esta se mantenha viva pelas atuais e futuras gerações, acompanhou e registrou alguns momentos desta sublime realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos ajudem a melhorar nosso trabalho, mostrando experiências que deram ou estão dando certo!