SEJAM BEM-VINDOS, ECOAMIGOS!

Programa da Prefeitura Municipal de Belém criado pela Secretaria Municipal de Educação – SEMEC, instituído na Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira através da Coordenadoria de Desenvolvimento Comunitário – CDC.



A troca de experiências será de suma importância para o melhor desenvolvimento de nosso trabalho e da articulação com as comunidades locais.



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Portal da Melhor Idade na prática de atividades saudáveis



O Ecomuseu da Amazônia reúne o "Portal da Melhor Idade" para a prática de atividades saudáveis através do trabalho da técnica em educação física e voluntaria do projeto Aldenora Moraes que lidera as ações com os membros, tal iniciativa tem sido abraçada com grande receptividade pelo Portal.

As atividades físicas são variadas: alongamento e hidroginástica na praia, alongamento e relaxamento em sala, o principal objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida. Pois, a prática de exercícios físicos na 3° idade promove a geração de benefícios para quem os pratica, como: melhoria da auto-eficácia, ajuda no controle do diabetes, artrite, doenças cardíacas, melhora da ingestão alimentar, diminuição de depressão, melhora a sinergia motora posturais, entre outras.

O Dr. Victor Matsudo descreve em seu artigo intitulado "Vida ativa para o novo milênio" que: segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante seja o fato que reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação a aposentadoria.

Nesse diapasão é possível compreender a importância de estimular os nossos amigos da melhor idade a se envolver na prática de atividades físicas, mas é preciso ficar alerta e ter o acompanhamento de um profissional habilitado. Nessa oportunidade o Ecomuseu deixa registrado aqui o agradecimento a participação da nossa "ecoamiga" Aldenora Moraes, pelo desenvolvimento do seu trabalho, atuando voluntariamente, ajudando a enriquecer as atividades do Portal da Melhor idade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos os membros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos ajudem a melhorar nosso trabalho, mostrando experiências que deram ou estão dando certo!