SEJAM BEM-VINDOS, ECOAMIGOS!

Programa da Prefeitura Municipal de Belém criado pela Secretaria Municipal de Educação – SEMEC, instituído na Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira através da Coordenadoria de Desenvolvimento Comunitário – CDC.



A troca de experiências será de suma importância para o melhor desenvolvimento de nosso trabalho e da articulação com as comunidades locais.



quarta-feira, 21 de abril de 2010

IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE ECOMUSEUS E MUSEUS COMUNITÁRIOS - IV EIEMC


RELATÓRIO DE VIAGEM

Pré- reunião da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários-ABREMC e acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo Ecomuseu de Itaipu e programas socioambientais na região de Itaipu e Bacia do Paraná 3-BP3.

LOCAL: Ecomuseu de Itaipu-Foz do Iguaçu/Estado do Paraná.
COMPONENTES: Maria Terezinha Resende Martins-Coordenadora do Ecomuseu da Amazônia/Pará e Diretora de Comunicação da ABREMC.
DATA: 06 a 09 de abril de 2010

FINALIDADE: Participar de palestras e rodas de discussões acerca de relato de experiências entre iniciativas comunitárias. E ainda, participar como membro da diretoria da ABREMC e demais diretores, juntamente com o Consultor internacional Hugues de Varine-Bohan, criador do termo ecomuseu, de reuniões preparatórias para o IV Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários-IV EIEMC, que acontecerá no período de 29/11 a 02/12/2010 em Foz do Iguaçu/Ecomuseu do Itaipu.

RESUMO: A Coordenadora do Ecomuseu da Amazônia foi convidada pela Presidente da ABREMC e Coordenadora do Ecomuseu de Itaipu/PR, Sra. Maria Emilia Medeiros de Souza para participar no período de 06 a 09 de abril de 2010 de reuniões, encontros, palestras,etc juntamente com o Consultor internacional Hugues de Varine-Bohan, diretoria da ABREMC, funcionários e comunitários da área de abrangência do Ecomuseu de Itaipu/Foz do Iguaçu-PR.

A agenda foi constituída de palestras e reuniões preparatórias para o IV Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários - IV EIEMC, assim como de rodas de memórias/discussões e de acompanhamento de programas socioambientais desenvolvidos pelo Ecomuseu de Itaipu na região de Foz do Iguaçu-BP3.

O ponto significativo do evento foi o encontro dos componentes da Diretoria da ABREMC com o consultor francês Hugues de Varine-Bohan, este que, participou do evento a convite da citada associação. Nessa ocasião o grupo discutiu:

- Estrutura e organização do IV EIEMC- novembro/2010;

- Roda de discussões e memórias com a coordenação do Ecomuseu de Itaipu, estudiosos da área da museologia, funcionários atuais e aposentados, representantes da comunidade e de instituições parceiras do Território Itaipu, dentre outras experiências da museologia comunitária, como: Ecomuseu de Santa Cruz-RJ; Ecomuseu Serra do Ouro Preto-MG; Ecomuseu da Amazônia-PA e a museologia comunitária na América Latina;

- A equipe fez visita de campo a alguns museus da região e ao circuito de turismo rural e iniciativa comunitária de museu no município de Matelândia-PR/área territorial do Ecomuseu de Itaipu. E ainda, uma visita no Museo de la Tierra Guarani/Paraguai;

Finalizando o destaque foi a presença do consultor francês Hugues de Varine-Bohan, criador do termo ecomuseu, que proferiu palestras para estudantes universitários, comunidades brasileiras e paraguaias, instituições locais de relacionamento do Ecomuseu de Itaipu, bem como a pré-estréia do Diálogos de Fronteira, tema do mais recente livro do Consultor Hugues de Varine-Bohan, ainda não publicado no Brasil, a ser lançado em novembro durante o IV Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários.
Após sua estada em Foz do Iguaçu, Hugues de Varine seguiu para Porto Alegre-RS, onde ainda cumpre uma agenda nacional até 21 de abril quando retornará ao seu país.
Ver fotos do evento realizado no período de 06 a 09/04/2010 no Território do Ecomuseu de Itaipu/Foz do Iguaçu-PR:

CRONOGRAMA
- 06/04– manhã/tarde
- Pré- reunião da ABREMC - Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários;
- Assunto: IV EIEMC - IV Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários;
Tema: Museus, Patrimônio e Harmonia Social: estratégias de participação comunitária e desenvolvimento social.

- 07/04 – manhã/tarde/noite
Ecomuseu de Itaipu (c/roda de depoimentos)/ região (manhã/tarde)
08h00 - Saída Hotel para visita de campo (Programa CAB, museus e roda de depoimentos com comunidade)
12h30 - Almoço (área rural);
16h30 – Encontro com o Dr Nelton Miguel Friedrich-Diretor de Coordenação e meio Ambiente da Itaipu Binacional. Retorno Foz/ Hotel
19h00 - Hotel Bella Itália - Reunião ABREMC( IV EIEMC)

- 08/04 - manhã/tarde
08h00 - Saída Hotel para Museo de la Tierra Guarani-Lado Paraguaio
08h30 - Museo de la Tierra Guarani – Paraguai (Visita)
10h: Apresentação - Museus Comunitários – Hugues de Varine-Bohan e Odalice Priosti, no Museo de la Tierra Guarani (parceria Ecomuseu de Itaipu, Museo de la Tierra Guarani (ambos da Itaipu Binacional) e Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários-ABREMC;

Tarde: 14h00 - Ecomuseu de Itaipu (avaliação Hugues de Varine-Bohan )/ Roda de depoimentos (cont.) e relato de outras experiências ecomuseológicas:
- Ecomuseu da Amazônia/PA- Coordenadora: Maria Terezinha R. Martins;
- Ecomuseu de Santa Cruz/RJ- Coordenadora: Odalice Priosti;
- Ecomuseu Serra de Ouro Preto/MG- Coordenadora: Yara Mattos.
18h00 - Retorno ao Hotel Bella Italia
19h00 - Saída do Hotel para PTI-Universidade Latino Americana-UNILA/área do Ecomuseu de Itaipu;
19h45 - Palestra: Diálogos na Fronteira - Raízes do Futuro - O patrimônio a serviço do desenvolvimento local, com Hugues de Varine
Local: Auditório César Lattes - Parque Tecnológico Itaipu – PTI
Parceria: Ecomuseu ITAIPU Binacional e Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários.

- 09/04 - manhã/tarde
08h30 - Reunião com parceiros/Ecomuseu de Itaipu
(avaliação Hugues de Varine);
15h 00 - Retorno de Hugues de Varine-Bohan
e dos membros da ABREMC

Terezinha Resende
Coordenadora do Ecomuseu da Amazônia
Diretora de Comunicação da ABREMC
E-mail: ecomuseuamazonia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos ajudem a melhorar nosso trabalho, mostrando experiências que deram ou estão dando certo!