SEJAM BEM-VINDOS, ECOAMIGOS!

Programa da Prefeitura Municipal de Belém criado pela Secretaria Municipal de Educação – SEMEC, instituído na Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira através da Coordenadoria de Desenvolvimento Comunitário – CDC.



A troca de experiências será de suma importância para o melhor desenvolvimento de nosso trabalho e da articulação com as comunidades locais.



quarta-feira, 18 de maio de 2011

2° dia da Semana de Museus na ilha de Mosqueiro

Dia 17 de maio oconteceu a segunda Roda de Conversa da 3° Semana de Museus do Ecomuseu da Amazônia, na ilha de Mosqueiro, o evento ocorreu no Espaço Cultural Alberto Bastos - Praia Bar. Na composição da roda estiveram presentes o Sr. Manoel Gomes, Sra. Gilda Amador, Sr. Rai Cezar, Sra. Marisa, Sra. Lucy, Sr. Simão Garcia de Carvalho da comunidade do Mari-Marí, Sra. Oscarina da Silva.

Durante seu relato o Sr. Manoel Gomes recitou suas poesias de cordel que expressam características peculiares da ilha de Mosqueiro, a Sra. Gilda Amador relatou a respeito de alguns espaços na ilha que já não existem mais bem como os comportamentos e as relações sociais que marcaram o passado, a Sra. Rai Cezar relembrou as ações dos movimentos sociais, as políticas públicas já efivadas no passado acrescentando um apelo aos comunitários para lutarem em conjunto e cobrarem uma maior atenção dos poderes públicos, a Sra. Marisa de Paula relembrou com saudosismo a sua infância na ilha e as atividades dos artesãos, a Sra. Lucy teceu breves cometários contando que veio de São Paulo para morar em Mosqueiro a mais de 20 anos e que gosta muito do clima da ilha, o Sr. Simão Garcia de Carvalho representou a comunidade do Castanhal do Mari-Marí ressaltou que a comunidade vai fazer 101 anos este ano, contou também a respeito da sua área e fez um convite a todos para irem na festividade tradicional da Santa Maria, a Sra. Oscarina Silva, folclorista da ilha falou a respeito dos 30 anos de boi que a mesma coordenava e finalizou cantanto uma bela cantiga de boi.

A roda de conversa em Mosqueiro foi finalizada com uma grande roda de oração comandada pelo Sr. Manoel Gomes que além de escritor é diácono da Paroquia Nossa Senhora do Ó, dessa forma, expressando a religiosidade marcante do povo Mosqueirense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos ajudem a melhorar nosso trabalho, mostrando experiências que deram ou estão dando certo!