SEJAM BEM-VINDOS, ECOAMIGOS!

Programa da Prefeitura Municipal de Belém criado pela Secretaria Municipal de Educação – SEMEC, instituído na Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira através da Coordenadoria de Desenvolvimento Comunitário – CDC.



A troca de experiências será de suma importância para o melhor desenvolvimento de nosso trabalho e da articulação com as comunidades locais.



domingo, 22 de maio de 2011

O Ecomuseu da Amazônia participa da programação da Semana de Museus da Unama e Museu Emílio Goeldi.

Participação Semana de Museus do Museu Paraense Emilio Geoldi:


Seguindo a programação do curso de Museologia da Universidade Federal do Pará onde o Ecomuseu da Amazônia participou da mesa redonda no dia 20 de maio no auditório do Museu Paraense Emílio Goeldi/Parque Zoobotânico na representatividade da coordenadora do Projeto Profa. Terezinha Resende na temática “Museu Memória, Paisagens na História” ao qual propôs uma reflexão sobre as categorias Museu, Memória e Paisagem, associando a cidade aos discursos dos Museus e suas representações, por ocasião a coordenadora do Projeto Ecomuseu da Amazônia abordou o tema” Memória e esquecimento” permeando a memória individual e a social, a relação da memória e do esquecimento, a construção da memória das comunidades, a memória como ferramenta para o desenvolvimento social local. No decorrer a explanação foi fonte introdutória para a apresentação do Projeto Ecomuseu da Amazônia que seguiu com a temática demonstrando as áreas de atuação, metodologia, conceitos, eixos trabalhados com a exposição do quadro de ações realizadas pelo Projeto. Ao final a Sra. Lúcia Araújo indagou sobre a possibilidade do Ecomuseu da Amazônia receber doações para formação de acervos; posteriormente o graduando de museologia direcionou pergunta sobre ponto de memória e Ecomuseus. Finalizando assim o evento, agradecemos o convite realizado!.

Participação Semana de Museus da Unama:


No dia 19 de maio ocorrera a mesa-redonda com o tema "Museus como Referência da Memória Social" conforme a programação da Semana de Museus da Universidade da Amazônia-UNAMA. Na ocasião estiveram presentes para compor a mesa a Profª. Ms. Janice Lima-UNAMA e a coordenadora do Ecomuseu da Amazônia Terezinha Resende. Durante as exposições o referido tema da mesa foi abordado a partir de experiências reais vivenciadas pelas palestrantes potencializando a discussão. A vivencia ecomuseuológica na prática da valorização da cultura no envolvimento das comunidades envolvidas no projeto do Ecomuseu da Amazônia foi explanada com domínio por Terezinha Resende bem como a experiência nos projetos do museu Emilio Goeld na região sul do Pará voltados para o resgate da identidade cultural em área de sítios arqueológicos, entre outros, foram abordados afetuosamente pela Profª. Janice Lima. Ao final da sessão a plateia fez perguntas a ambas palestrantes que estimularam a discussão a respeito do tema enriquecendo o evento organizado pela Unama, registramos aqui o agradecimento ao convite!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos ajudem a melhorar nosso trabalho, mostrando experiências que deram ou estão dando certo!